Morreu Manoel de Oliveira

image

O cineasta Manoel de Oliveira morreu esta madrugada aos 106 anos.

Com um currículo de mais de 40 filmes, Manoel de Oliveira era ele próprio um testemunho da História do último século: quando nasceu no Porto, em 1908, D. Manuel II era rei de Portugal. Quando se estreou no cinema, em “Douro – Fauna Fluvial” (1931), os filmes eram mudos e a preto e branco.

Distinguido no ano passado com a Legião de Honra de França, em Serralves, o cineasta disse, na altura, que os seus discursos estão como os novos filmes: “Mais pequenos.” Porém, tinha vários projetos na manga, como um filme sobre as mulheres e as vindimas e a adaptação de “A Ronda da Noite”, de Agustina Bessa-Luís. Na altura falou ainda de outro projeto, “A Igreja do Diabo”, conto de Machado de Assis que pretendia rodar com os brasileiros Lima Duarte e Fernanda Montenegro.

A curta-metragem “O Velho do Restelo”, o seu filme mais recente, que teve estreia mundial no Festival de Veneza, estreou no Cinema Ideal, em Lisboa e, no Porto, no Teatro Rivoli, no âmbito do festival Porto/Post/Doc, que assim assinalou o 106º aniversário do realizador, no passado dia 11 de dezembro.

Quarta-feira, a organização do Figueira Film Art, havia anunciado que o decano dos cineastas fora escolhido para padrinho da 2ª edição do Figueira Filme Art.

Fonte: jn

Posted by sofiarodrigues

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Partilha a tua paixao, comenta

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s